terça-feira, 31 de maio de 2011

OMS anuncia que celular pode aumentar risco de câncer


A radiação de telefones celulares pode causar câncer, anunciou a OMS (Organização Mundial de Saúde) nesta terça-feira. A agência lista o uso do telefone móvel como "possivelmente cancerígeno", mesma categoria do chumbo, escapamento de motor de carro e clorofórmio. A informação foi publicada no site CNN Health.
Antes do anúncio de hoje, a OMS havia garantido aos consumidores que a radiação não tinha sido relacionada a nenhum efeito nocivo à saúde.
Uma equipe de 31 cientistas de 14 países, incluindo Estados Unidos, tomou a decisão depois de analisar estudos revisados por especialistas sobre a segurança de telefones celulares.
A equipe encontrou provas suficientes para classificar a exposição pessoal como "possivelmente cancerígena para os seres humanos."
Isto significa que não existem estudos suficientes a longo prazo para concluir se a radiação dos telefones celulares é segura, mas há dados suficientes que mostram uma possível conexão, e que os consumidores devem ser alertados.
O tipo de radiação que sai de um telefone celular é chamado de não-ionizante. Não é como um raio-X, mas mais como um forno de micro-ondas de baixa potência.
"O que a radiação do micro-ondas faz, em termos mais simples, é semelhante ao que acontece aos alimentos no micro-ondas: cozinha o cérebro", disse Keith Black ao site da CNN, neurologista do Centro Médico Cedars-Sinai, em Lós Angeles.
A OMS classifica os fatores do ambiente em quatro grupos: cancerígenos --ou causadores de câncer-- para o homem; possivelmente cancerígeno para os seres humanos; não classificados quanto ao risco de câncer para o homem; e provavelmente não cancerígeno para os seres humanos.
O tabaco e o amianto estão na categoria "cancerígeno para os seres humanos". Chumbo, escapamento do carro e clorofórmio estão listados como "possivelmente cancerígeno para os seres humanos".
O anúncio foi feito do escritório da OMS em Lyon, na França, após o número crescente de pedidos de cautela sobre o risco potencial da radiação do celular.
A Agência Europeia do Ambiente pediu mais estudos, dizendo que os telefones celulares podem ser tão nocivos para a saúde pública quanto o tabagismo, o amianto e a gasolina.
O líder de um instituto de pesquisa do câncer da Universidade de Pittsburgh enviou um memorando a todos os funcionários, pedindo a diminuição do uso do celular por causa de um possível risco de câncer.
A indústria de telefonia celular afirma que não há provas conclusivas de que a radiação dos aparelhos cause impacto sobre a saúde dos usuários.

O anúncio de hoje pode ser um divisor de águas para as normas de segurança. Os governos costumam usar a lista da Organização Mundial de classificação de risco cancerígeno como orientação para as recomendações de regulamentação ou ações.


Disponível em: http://noticias.bol.uol.com.br/ciencia/2011/05/31/oms-anuncia-que-celular-pode-aumentar-risco-de-cancer.jhtm

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Piso Estadual é tema de reunião entre Centrais e Governo


Representantes das centrais sindicais: CGTB, CUT, CTB, UGT, Nova Central e Força Sindical se reúnem, nesta quinta-feira, 26 de maio, com o Secretário de Estadual de Trabalho e Emprego, Carlos Pimenta, para darem inicio as negociações para implementação do Piso Salarial Estadual.
Na oportunidade as centrais sindicais apresentarão a proposta de piso. O Projeto Lei de iniciativa popular, se aprovado, estabelecerá cinco faixas de piso. O valor mais baixo seria de R$ 650,00,para trabalhadores em empresas agropecuárias, florestais, de pesca, prestação de serviços, comércio e vendas. Aos trabalhadores de nível superior, caberia o piso de R$ 1.300,00, de acordo com os estudos do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).
No ultimo dia 23, os dirigentes das centrais sindicais engajadas na campanha, além de dezenas de trabalhadores das mais diversas categorias profissionais, realizaram o lançamento oficial da campanha, na sede do Sindicato dos Comerciário. Até o momento, já foram coletadas cerca de 3 mil assinaturas. A meta das centrais é arrecadar assinaturas de pelo menos 50 mil apoiadores. Em BH, a coleta acontece todos os dias, até 30 de junho, na Praça Sete.
A proposta do Piso Salarial Estadual começou a ser debatida pelas centrais em março de 2010. A partir de um seminário, realizado no dia 16 de março, foram definidas as ações para construção de um projeto de iniciativa popular, como uma campanha estadual, coleta de assinaturas e o envolvimento do Bloco de Oposição da Assembleia Legislativa, das entidades do movimento sindical e dos movimentos sociais. No último dia 2, as centrais entregaram a proposta ao governador Antonio Anastasia, que assumiu o compromisso de colocar na pauta do governo a discussão sobre o Piso. O encontro com o secretário de Estadual de Trabalho e Emprego, dará início as conversas entre as entidades sindicais e o governo do estado.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

SINTTEL-MG participa da campanha pelo PISO SALARIAL ESTADUAL para Minas Gerais

As principais Centrais Sindicais do Estado (CUT, CTB, Força Sindical, CGTB, NCST, e UGT) lançaram, na manhã desta segunda-feira (23), uma campanha pela aprovação de um Projeto Lei de Iniciativa Popular que prevê a instituição de um Piso Salarial Estadual para Minas Gerais. O evento foi realizado na sede do Sindicato dos Comerciários de Belo Horizonte (SEC) e contou com a presença de representantes dos movimentos populares, personalidades políticas e sindicatos, entre eles o Sinttel-MG, por meio de sua diretoria.
Após a solenidade de lançamento da Campanha, os participantes partiram em passeata até a Praça Sete, onde foi realizada uma coleta de assinaturas pela a aprovação do projeto, com o objetivo de sensibilizar o Governo Estadual e demais parlamentares sobre a importância da causa.
Os principais propósitos do projeto são melhorar as condições de vida dos que recebem os menores salários, assim como fortalecer o mercado interno mineiro. Para tanto, sua elaboração contou com o apoio institucional e o embasamento técnico do DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), além de centenas de sindicatos, federações e movimentos sociais.
Experiências de pisos salariais semelhantes já foram postas em prática, com êxito, em vários outros estados, tais como Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo. Em Santa Catarina, último estado a adotar um piso salarial específico, a implementação da medida só foi possível por meio da ação do movimento sindical da região junto à população e a coleta de aproximadamente 50 mil assinaturas.

sexta-feira, 13 de maio de 2011

BODIM DIGITAL


“TRABALHADOR BEM INFORMADO JAMAIS SERÁ ENGANADO”
CRIE O HÁBITO DE LER OS BOLETINS DO SINTTEL-MG


Para ter acesso a verão digital do BODIM mensal, edição de MARÇO, e ficar por dentro das ações do Sinttel/MG em todo o Estado, clique no link abaixo e faça já o download do arquivo.


Jornal BODIM Ano 31 n°04 - 30 de abril de 2011

Moradores enfrentam dificuldades no Ministério do Trabalho em Uberlândia


Além de madrugar para conseguir senha, muitos têm que esperar dias para conseguir dar entrada em benefícios


Quem precisa tirar carteira de trabalho ou dar entrada no seguro desemprego em Uberlândia está encontrando dificuldades. Além de chegar de madrugada para conseguir uma senha, muitos estão tendo que esperar mais de 20 dias para conseguir dar entrada para receber o benefício.
Já é a terceira vez que a diarista Lílian Penha tenta tirar a carteira de trabalho da filha. Hoje, ela e o marido mudaram a estratégia. “Ele veio às 4h, foi para o trabalho e eu fiquei para garantir o lugar”, diz.
Angelita Rosa chegou às 7h para tentar dar entrada no seguro desemprego.
Perto do momento da distribuição de senhas a fila dobrava o quarteirão. E foram precisos menos de dez minutos para começar a reclamação.
Faltam funcionários para atender a demanda. O número de servidores está 59% menor do que o necessário, diz o chefe de fiscalização, Gleisson Rufino.
No setor de emissão de carteira são quatro servidores onde deveriam ser, no mínimo, dez. Para seguro desemprego é preciso dobrar o número de atendentes. Hoje são nove. E para fiscalização mais 13 auditores deveriam ser contratados para cobrir mais de 21 mil empresas.
A dificuldade no atendimento não passa só pela falta de pessoal. É preciso também melhorar os equipamentos, principalmente para o processo de retirada da carteira de trabalho que é todo digital. São quatro mil documentos por mês e, desde o final de fevereiro, não podem mais ser feitos manualmente.
Quem procura a delegacia do Ministério do Trabalho para dar entrada no seguro-desemprego precisa primeiro fazer o agendamento. São 150 por dia, mas a marcação hoje está sendo feita para o dia 1º de junho.
Essa espera ia atrasar os planos de Fabrício Gomes. Além do prazo para fazer o pedido, o benefício demora de 30 a 40 dias para sair. E como ele precisava resolver tudo com urgência para fazer um curso, a solução foi o Ministério do Trabalho em Araguari. Com a carteira na mão ele já está buscando um novo emprego.


Disponível em: http://megaminas.globo.com/2011/05/11/moradores-enfrentam-dificuldades-no-ministerio-do-trabalho-em-uberlandia