segunda-feira, 24 de setembro de 2012

13 milhões de pessoas analfabetas no Brasil

O País é a sexta maior economia desde 2011, quando ultrapassou o Reino Unido. Com essa colocação, a economia brasileira fica atrás apenas de Estados Unidos, China, Japão, Alemanha e França. A posição leva em conta o Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de tudo o que um país produz.
Mesmo apresentando resultados tão expressivos na área econômica, o analfabetismo ainda atinge quase 13 milhões de pessoas no Brasil.
Embora a taxa de analfabetismo entre pessoas de 15 anos ou mais de idade recuou de 9,7% para 8,6% no país entre 2009 e 2011, como mostrou nesta sexta-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em sua edição mais recente da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), que tem 2011 como ano de referência, trata-se de um número no mínimo vergonhoso para o país.
Educação X Crescimento econômico

Acadêmicos, empresários e gestores do setor privado concordam que investir na formação de capital humano é ainda mais importante do que aplicar recursos em máquinas modernas e tecnologia. Desta forma, o caminho para acelerar a queda no número de analfabetos e melhor a educação brasileira é um investimento concentrado em educação.
 O desenvolvimento econômico brasileiro tem que ser construído agora, com educação de primeiro mundo. A base para o Brasil crescer 5% de forma sustentável nos próximos anos é um sistema educacional de qualidade e bem administrado.
 Como o ensino público ainda é preponderante no país. Entre 2009 e 2011 a rede pública de ensino manteve atendimento a 87% dos estudantes do nível fundamental. No mesmo período, o atendimento da rede pública subiu de 86,4% para 87,2% do total de estudantes de nível médio; e avançou de 23,3% para 26,8% do total de estudantes de nível superior, é notório a necessidade de investimentos no sistema público de ensino.
Para a presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Wasmália Bivar, o governo ainda precisa desenvolver políticas mais específicas para os adolescentes, de forma que eles permaneçam mais tempo na escola e ingressem, posteriormente, no mercado de trabalho. Esse é o desafio para o governo apontado pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2011, divulgada nesta sexta-feira.
O caminho, a maioria das pessoas conhece! Melhores salários, uma carreira justa, jornada de trabalho adequada, formação inicial e continuada de qualidade são alguns dos elementos que podem tornar a profissão de professor atraente e compatível com a sua relevância para o desenvolvimento do país, em todos os sentidos.

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

ESCLARECIMENTOS QUANTO A RESPOSTA APRESENTADA PELA CALLINK EM 19/09/2012

Recebemos hoje, dia 19/09/2012 um documento da Callink, com algumas manifestações em relação à reunião realizada em 05 de setembro de 2012 a pedido do sindicato. Em relação a este documento, o SINTTEL-MG faz as seguintes observações, com objetivo de esclarecer a questão e deixar os trabalhadores cientes das medidas tomadas e daquelas que poderão ser adotadas.
 
I - Diferentemente do que consta no item “a” documento entregue hoje, dia 19/09/2012 pela Callink, não houve descumprimento da Convenção Coletiva de Trabalho - CCT pelo sindicato visto que, conforme ofício de nº. 01/2012 do SINTTEL-MG, protocolado em 23/08/2012, foi solicitado reunião com os representantes da empresa, conforme a Cláusula 25ª da CCT, sem informar ou solicitar que a reunião ocorresse na sede do SINTTEL-MG, sendo ainda mencionado no ofício que o objetivo da reunião era TRATAR DE ASSUNTOS RELACIONADOS A VÁRIAS RECLAMAÇÕES DE TRABALHADORES QUE CHEGARAM AO CONHECIMENTO DO SINDICATO. Ou seja, o sindicato cumpriu com o que está previsto na CCT. A reunião ocorreu na sede do SINTTEL-MG pois a empesa não respondeu ao ofício, protocolado no dia 23/08/2012 e os representantes da empresa compareceram ao sindicato no dia da reunião. Com nessas informações, não compreendemos a alegação da empresa que o SINTTEL-MG descumpriu a CCT.
 
II - Em relação ao item “b” a empresa informa que cumpre fielmente todas as determinações legais e convencionais. Sendo assim, convidamos que os trabalhadores da empresa mantenham contato com o SINTTEL-MG de forma a apurarmos as queixas e reclamações que tem chegado ao sindicato e assim possamos tomar as medidas administrativas e jurídicas, sendo elas, individuais ou coletivas de maneira a garantir todos os direitos dos trabalhadores. Acesse a CCT e conheça o documento! Não deixe que retirem os seus direitos. O sindicato oferece assistência jurídica às trabalhadores. 
 
III - Em relação ao item “c”, entendemos que o limite de desconto em folha é de no máximo 30% da remuneração, garantindo assim o mínimo necessário para o sustento do próprio trabalhador e de sua família.
 

Lembre-se que sindicato forte e atuante só existe com a participação dos trabalhadores.
Participem!!!

terça-feira, 18 de setembro de 2012

BODIM URGENTE - Callink



Abaixo o BODIM URGENTE distribuído hoje 18/09/2012 na CALLINK informando sobre a reunião realizada no dia 05/09/2012 na sede do sindicato com os representantes da empresa para tratar de reclamações feitas por trabalhadores da empresa ao sindicato.

Lembre-se que sindicato forte e atuante só existe com a participação dos trabalhadores.
Participem!!!


segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Notícias do Tribunal Superior do Trabalho - TST

Após as sessões desta sexta-feira (14) do Tribunal Pleno e Órgão Especial, em que foram aprovadas diversas alterações na jurisprudência do Tribunal Superior do Trabalho (TST), o presidente da Corte, ministro João Oreste Dalazen, concedeu entrevista coletiva à imprensa para apresentar os principais resultados da 2ª Semana do TST. Durante toda a semana os ministros analisaram 43 controvérsias jurídico-trabalhistas, pacificando os temas discutidos.

Entre os temas que foram pacificados:

- Súmula 428 sobre a questão do sobreaviso. De acordo com o novo entendimento, o empregado que estiver submetido ao controle do patrão por meio de instrumentos telemáticos e informatizados - como celulares e tablets - aguardando, em regime de escala, um chamado para o serviço durante seu período de descanso, tem direito ao adicional de sobreaviso;

- Outro tema polêmico discutido foi a chamada jornada 12x36 horas – em que o empregado trabalha 12 horas e descansa 36 horas – muito comum em empresas de vigilância e em hospitais, lembrou o ministro. Os ministros chegaram ao consenso de que é válida essa jornada, prevista em lei ou ajustada por meio de acordo ou convenção coletiva de trabalho. Os ministros decidiram, ainda, que o empregado que trabalha sob esse regime não tem direito a receber pagamento adicional pelas duas últimas horas de trabalho da jornada;

- Também foi pacificado o entendimento de que é presumida como discriminatória a dispensa de trabalhador que seja portador do vírus HIV ou outra doença grave, que gere estigma ou discriminação. Esse trabalhador tem, em princípio, direito à reintegração no emprego;

- Ainda de acordo com o ministro, ficou garantida a estabilidade provisória no emprego à empregada gestante, mesmo que contratada por tempo determinado, mesma garantia dada ao empregado que se acidenta durante a vigência de um contrato de trabalho temporário.

Clique aqui e veja outros temas pacificados durante a 2ª Semana do TST.

Reunião negociação ACT - CTBC



Foi realizada hoje, dia 17/09/2012 a primeira reunião entre o SINTTEL-MG e a CTBC para negociação do Acordo Coletivo de Trabalho - ACT 2012/2013. Na reunião foi lida e discutida a pauta de reivindicações dos trabalhadores. Em breve maiores informações sobre a negociação do ACT.

Reunião negociação da CCT - SINDHART



Na sexta-feira, dia 14/09/2012 foi realizada a primeira reunião entre o SINTTEL-MG e o SINDHART – sindicato patronal representante das empresas, com objetivo de discutir a pauta de reivindicações da Convenção Coletiva de Trabalho - CCT com vigência prevista para 01/10/2012 à 30/09/2013. Na reunião o SINDHART apresentou proposta escrita ao sindicato e na sequência, as partes deliberaram pela leitura da contra proposta apresentada pelo patronal, apenas, para os esclarecimentos que se fizerem necessários, mediante posterior apreciação da contra proposta por parte do sindicato, com a designação de nova rodada de negociação.

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Entenda POR QUE NÃO VOTAR nos candidatos apoiados por Aecio e Anastasia




O SINDUTE-MG - Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais divulgou em seu site interessante material sobre as eleições municipais e chama a atenção dos trabalhadores sobre os motivos para NÃO VOTAR nos candidatos apoiados por Aécio e Anastasia.

EU NÃO VOTO EM QUEM VOTA CONTRA A EDUCAÇÃO!

O material conta com a relação dos deputados que ajudaram o governador do estado a desrespeitar a educação, votando o projeto de lei do Governador Antônio Anastasia, descumprindo a Lei Federal 11.738/08 sobre o PISO SALARIAL PROFISSIONAL NACIONAL.

Vale a pena ler! Em outubro iremos às urnas, para mais uma vez, exercermos nosso direito democrático e nosso dever de cidadão. Votar consciente é saber escolher políticos compromissados com os anseios e interesses da comunidade, em especial, da classe trabalhadora!