segunda-feira, 23 de maio de 2011

SINTTEL-MG participa da campanha pelo PISO SALARIAL ESTADUAL para Minas Gerais

As principais Centrais Sindicais do Estado (CUT, CTB, Força Sindical, CGTB, NCST, e UGT) lançaram, na manhã desta segunda-feira (23), uma campanha pela aprovação de um Projeto Lei de Iniciativa Popular que prevê a instituição de um Piso Salarial Estadual para Minas Gerais. O evento foi realizado na sede do Sindicato dos Comerciários de Belo Horizonte (SEC) e contou com a presença de representantes dos movimentos populares, personalidades políticas e sindicatos, entre eles o Sinttel-MG, por meio de sua diretoria.
Após a solenidade de lançamento da Campanha, os participantes partiram em passeata até a Praça Sete, onde foi realizada uma coleta de assinaturas pela a aprovação do projeto, com o objetivo de sensibilizar o Governo Estadual e demais parlamentares sobre a importância da causa.
Os principais propósitos do projeto são melhorar as condições de vida dos que recebem os menores salários, assim como fortalecer o mercado interno mineiro. Para tanto, sua elaboração contou com o apoio institucional e o embasamento técnico do DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), além de centenas de sindicatos, federações e movimentos sociais.
Experiências de pisos salariais semelhantes já foram postas em prática, com êxito, em vários outros estados, tais como Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo. Em Santa Catarina, último estado a adotar um piso salarial específico, a implementação da medida só foi possível por meio da ação do movimento sindical da região junto à população e a coleta de aproximadamente 50 mil assinaturas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário