sexta-feira, 13 de maio de 2011

Moradores enfrentam dificuldades no Ministério do Trabalho em Uberlândia


Além de madrugar para conseguir senha, muitos têm que esperar dias para conseguir dar entrada em benefícios


Quem precisa tirar carteira de trabalho ou dar entrada no seguro desemprego em Uberlândia está encontrando dificuldades. Além de chegar de madrugada para conseguir uma senha, muitos estão tendo que esperar mais de 20 dias para conseguir dar entrada para receber o benefício.
Já é a terceira vez que a diarista Lílian Penha tenta tirar a carteira de trabalho da filha. Hoje, ela e o marido mudaram a estratégia. “Ele veio às 4h, foi para o trabalho e eu fiquei para garantir o lugar”, diz.
Angelita Rosa chegou às 7h para tentar dar entrada no seguro desemprego.
Perto do momento da distribuição de senhas a fila dobrava o quarteirão. E foram precisos menos de dez minutos para começar a reclamação.
Faltam funcionários para atender a demanda. O número de servidores está 59% menor do que o necessário, diz o chefe de fiscalização, Gleisson Rufino.
No setor de emissão de carteira são quatro servidores onde deveriam ser, no mínimo, dez. Para seguro desemprego é preciso dobrar o número de atendentes. Hoje são nove. E para fiscalização mais 13 auditores deveriam ser contratados para cobrir mais de 21 mil empresas.
A dificuldade no atendimento não passa só pela falta de pessoal. É preciso também melhorar os equipamentos, principalmente para o processo de retirada da carteira de trabalho que é todo digital. São quatro mil documentos por mês e, desde o final de fevereiro, não podem mais ser feitos manualmente.
Quem procura a delegacia do Ministério do Trabalho para dar entrada no seguro-desemprego precisa primeiro fazer o agendamento. São 150 por dia, mas a marcação hoje está sendo feita para o dia 1º de junho.
Essa espera ia atrasar os planos de Fabrício Gomes. Além do prazo para fazer o pedido, o benefício demora de 30 a 40 dias para sair. E como ele precisava resolver tudo com urgência para fazer um curso, a solução foi o Ministério do Trabalho em Araguari. Com a carteira na mão ele já está buscando um novo emprego.


Disponível em: http://megaminas.globo.com/2011/05/11/moradores-enfrentam-dificuldades-no-ministerio-do-trabalho-em-uberlandia

Nenhum comentário:

Postar um comentário