sábado, 21 de abril de 2012

SALÁRIO MÍNIMO NECESSÁRIO?


Segundo o DIEESE - DEPARTAMENTO INTERSINDICAL DE ESTATÍSTICA E ESTUDOS SOCIOECONÔMICOS, o salário mínimo necessário, é Salário mínimo de acordo com o preceito constitucional "salário mínimo fixado em lei, nacionalmente unificado, capaz de atender às suas necessidades vitais básicas e às de sua família, como moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social, reajustado periodicamente, de modo a preservar o poder aquisitivo, vedada sua vinculação para qualquer fim" (Constituição da República Federativa do Brasil, capítulo II, Dos Direitos Sociais, artigo 7º, inciso IV). Foi considerado em cada Mês o maior valor da ração essencial das localidades pesquisadas. A família considerada é de dois adultos e duas crianças, sendo que estas consomem o equivalente a um adulto.

Seguindo este critério, o salário mínimo necessário para o mês de março de 2012, capaz de atender às suas necessidades vitais básicas e às de sua família deveria ser de R$2.295,58, muito maior que os atuais R$622,00.

Para acompanhar a evolução do salário mínimo nacional e o respectivo valor do salário mínimo necessário, desde o ano de 1994, acesse o link abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário