sábado, 30 de abril de 2011

Ato marca dia em memória ás vítimas de acidente de trabalho


No Dia Internacional em Memória das Vítimas por Acidente de Trabalho, cerca de 800 pessoas participaram de uma manifestação na Praça Sete, na manhã dessa quarta-feira, no Centro de Belo Horizonte. O ato, organizado pelas centrais sindicais CSP-Conlutas, CUT, CTB, NCST, CGTB e UGT, tinha também como objetivo denunciar as empresas que colocam a vida e a saúde do trabalhador em risco.

Os manifestantes realizaram uma passeada pela Avenida Amazonas até o posto da Previdência Social, onde protestaram pela valorização dos servidores do INSS e contra procedimentos prejudiciais à categoria, como a alta programada. Em seguida, os manifestantes marcharam em direção à Assembleia Legislativa para a entrega de uma pauta conjunta das centrais, contendo também denúncias de empresas com números expressivos de acidente. O documento foi entregue durante a Audiência Pública sobre Saúde do Trabalhador, realizada na mesma manhã.

A celebração do dia de 28 de Abril – Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho - surgiu no Canadá, por iniciativa do movimento sindical, como ato de denúncia e protesto contra as mortes e doenças causados pelo trabalho, espalhando-se por diversos países.

Segundo matéria publicada na edição do dia 26/04/2011, do jornal Correio de Uberlândia, "empresas que descumpriram normas de proteção ao trabalhador em Uberlândia poderão ser obrigadas a ressarcir em mais de R$ 3,2 milhões o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). São 14 instituições que cometeram irregularidades que resultaram em afastamentos, aposentadorias por invalidez e morte de funcionários desde 2007. Nesta quinta-feira (28) serão ajuizadas na Justiça Federal pelo Advocacia-Geral da União (AGU) ações contra quatro delas, que juntas devem ressarcir o INSS em R$ 1,2 milhão."


Trabalhador, tendo alguma dúvida sobre acidente ou doença do trabalho, bem como sobre abertura de CAT - Comunicação de Acidente de Trabalho, não deixe de procurar o SINTTEL-MG.

3 comentários:

  1. Quais são as 14 instituições que cometeram irregularidades?

    ResponderExcluir
  2. Pergunta ainda sem resposta
    ???????????????????????????

    ResponderExcluir
  3. Caro anônimo, apenas postamos no BLOG um pequeno trecho da matéria que foi publicada no jornal CORREIO de UBERLÂNDIA, por ser o assunto, de interesse dos trabalhadores. Não temos informações de quais são as empresas, citadas na matéria que descumpriram normas de proteção ao trabalhador.
    A matéria serve de alerta!

    ResponderExcluir