terça-feira, 8 de abril de 2014

Algar Telecom (CTBC) tem ACT assinado

 
O Acordo Coletivo de Trabalho 2013/2014 dos trabalhadores da Algar Telecom foi assinado no início desta semana. O ACT é o contrato firmado entre empresa e trabalhadores e prevê as condições de salário e emprego serem praticadas no período base. E um dos pontos previstos no ACT é o desconto da “Taxa assistencial”.
 
O Sindicato é uma entidade sem fins lucrativos, composta pelos próprios trabalhadores para representar toda a categoria. Seu objetivo maior é obter melhores condições de salário e emprego, porém, manter um Sindicato forte e representativo não é uma tarefa fácil e, como qualquer outra instituição, o Sinttel-MG tem custos com funcionários, água, luz, telefone, além dos gastos de uma Campanha Salarial, como advogados, pesquisas, realização de assembleias, produção de informativos, entre outros necessários para a celebração de um Acordo ou Convenção Coletiva de Trabalho.
 
Sem o auxílio e a participação efetiva da categoria, o Sindicato enfraquece e, consequentemente, deixa de exercer pressão sobre a empresa, abrindo espaço para o assédio moral, o congelamento de salários, as demissões imotivadas e o corte de benefícios.
 
O Sinttel-MG explica que a taxa assistencial é a forma encontrada de obter a contribuição dos trabalhadores, principalmente, dos não filiados, igualmente representados pelo Sindicato. O trabalhador da Algar Telecom terá entre os dias 07 de abril e 17 de abril de 2013 para se pronunciar contrário a cobrança. O comunicado deve ser feito pessoalmente na sede do Sindicato pelos trabalhadores residentes em Belo Horizonte e Região e Uberlândia por meio de carta individual escrita de próprio punho e assinada pelo trabalhador (procurações não serão aceitas). Os trabalhadores residentes em outras cidades deverão enviar a mesma carta pelo correio em qualquer um dos endereços:

- Belo Horizonte – Rua Senador Lúcio Bittencourt, 140 – Carlos Prates – CEP: 30710-070
- Uberlândia - Avenida Araguari, 254 - Bairro Martins - CEP: 38400-464

 A taxa será cobrada em uma parcela única de cada trabalhador, descontado em folha no mês de junho, referente a apenas 2% do salário mínimo nacional (R$ 14,48). A diretoria da entidade ressalta a importância da sindicalização e da participação efetiva da categoria para o sucesso das próximas Campanhas Salariais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário