terça-feira, 15 de março de 2011

INFORMAÇÃO SOBRE NEGOCIAÇÃO DO ACT DA ALGAR TECNOLOGIA

O SINTTEL/MG, tendo em vista impasse na negociação para renovação do Acordo Coletivo de Trabalho - ACT da Algar Tecnologia, com vigência prevista para o exercício de 2010/2011, por conta de divergências relativas á cláusula que trata do registro de ponto, para os trabalhadores que não estão envolvidos diretamente com o atendimento (STAFF), solicitou no dia 11/03/2011 – sexta feira no Ministério Público do Trabalho a designação de uma reunião com a empresa, a fim de que os impasses surgidos sejam mediados pelo Representante do Ministério Público do Trabalho.

Esclarecemos ainda que, a PROPOSTA ECONÔMICA apresentada no último BODIM URGENTE, de 28/02/2011, amplamente distribuído a categoria, foi à proposta APRESENTADA PELA ALGAR TECNOLOGIA em reunião realizada no dia 19/01/2011, e não pelo sindicato.
ESSA PROPOSTA SÓ NÃO FOI APRESENTADA EM ASSEMBLEIA, PARA APRECIAÇÃO DA CATEGORIA, POIS A EMPRESA INFORMOU QUE A MANUTENÇÃO DA MESMA, ESTAVA CONDICIONADA A ACEITAÇÃO POR PARTE DO SINDICATO, DO REGISTRO DE PONTO POR EXCEÇÃO.
Lembramos que a proposta que foi apresentada pelo sindicato para a empresa, é PAUTA DE REIVINDICAÇÕES, aprovada em ASSEMBLEIA realizada em 20/10/2010 na sede da ALGAR TECNOLOGIA, e que esta á disposição dos trabalhadores para consulta na sede do SINTTEL/MG - Av. Araguari, 254 - Martins.

Em documento de 22/02/2011, informamos a empresa, que o SINTTEL/MG entende que não existe vinculação entre as negociações relativas ao registro de ponto e a validade da proposta econômica apresentada e reafirmamos nossa proposta para a adoção de horário flexível, com a devida marcação de ponto, garantindo assim, o cumprimento da Notificação Recomendatória 002/2010/VHFC do Ministério Público do Trabalho.

É importante que os trabalhadores participem, junto com o sindicato, de toda a Campanha.

O SUCESSO DESTA CAMPANHA DEPENDE DE VOCÊ. PARTICIPE!

40 comentários:

  1. Coloquem ai no site o link dessa Notificação Recomendatória 002/2010/VHFC pra todos saber do seu conteúdo. Aguardo.

    ResponderExcluir
  2. Cara João Paulo, a Notificação Recomendatória 002/2010/VHFC feita pelo Ministério Público do Trabalho - MPT para o sindicato, como para empresa, está a disposição de todos os trabalhadores na sede do Sinttel-MG, av. Araguari, 254 - Martins. Caso queira conhecer o documento, favor nos procurar no endereço informado.
    Não temos disponível a versão digital desse documento.

    ResponderExcluir
  3. Srs. pelo que posso me recordar esta marcação de ponto ja foi pauta de uma assembleia na sede do sindicato em Uberlandia, onde os trabalhadores optaram pela não marcação de ponto. Não entendo o motivo deste impasse uma vez que a vontade dos trabalhadores ja foi exposta e votada em assembleia.

    ResponderExcluir
  4. Missericordia,"Ponto Flexivel", que conversa fiada è essa, isso è so mais uma artimanha pra Empresa, deixar de pagar as horas extraordinarias aos Associados (Trabalhadores), sendo que no art.74 $2 da CLT - Consolidacao de Leis Trabalhista,é obrigado o ponto on line com impressao de tickt, para "Controlar a Jornada de Trabalho". Para Empresa com mais de 10 trabalhadores, o Ministerio Publico do Trabalho obriga o Controle de Jornada, para garantir o principio da sobrevivencia, devido a hora extraordinaria ser complemento do salario minimo, que outrora era pago em dinheiro e agora sera pago em conversa? Todavia este assunto nao deve prosperar devido a Empresa Algar Tecnologia S.A nao ter poder superior ao Ministerio Publico do Trabalho, para julgar o pedido de "ponto flexivel", como procedente ou improcedente, ate mesmo sendo objto de votacao em assembleias anteriores por um pequeno grupo de associados, Vamos deixar de patati patata e partir para o ACT, com fulcro no aumento do salario minimmo da classe Atendente Jr, que è a unica prejudicada,a classe è surrada moralmente por seus superiores imediatos e finaceiramente com a proposta de aumento de R$5,00 a cima do salario minimo previsto em Lei. Proposta esta que a propria Empresa ainda esta pensado em oferecer, lembrando que ja esta praticamente no meio do ano de 2011, e ate quando a Empresa ficara pensando?

    ResponderExcluir
  5. Quero meu reajuste logo22 de março de 2011 às 06:57

    A opinião da maioria tem que prevalescer...
    Se um grupo optou por não marcar ponto, sua opniao tem que ser acatada, ou estamos num regime de militarismo...
    Esta questão de maracar ou não ponto é mais uma artimanha do sindicado em tentar encobrir seu pouco caso com as pessoas de Uberlandia, pois o acordo era de 30/11/2010 e até hoje eles estão enrolando...
    Aprova logo este acordo e depois discute esta questão de ponto que não tem nada a ver com meu salario, so quero meu reajuste...

    ResponderExcluir
  6. Senhores sindicalistas, a última vez que vocês endureceram a aprovação da ACT os associados saíram prejudicados. A empresa cortou benefícios como suco, pão e leite que era fornecido gratuitamente nos intervalos além de suspender temporariamente o ticket alimentação. Alguns podem achar que pão e café é pouco. Mas para alguns é essencial já que chegam ao trabalho sem tomar café pq a empresa dá essa alimentação. Além do corte desses benefícos que pode voltar a acontecer, lembro que a demora no processo pode levar a empresa e não querer mais pagar o retroativo. E o associado vai ser mais uma vez prejudicado. Ao amigo Marcos, a empresa não está pensando em oferecer aumento, pois ela já fez sua proposta. O sindicato, esse sim, vem mais uma vez emperrando o processo. Leia a proposta da ACT que você irá ler o que estou dizendo. Lá não tem "patati patatá". Não coloque a culpa na aprovação do ponto flexível em um número pequeno de associados porque a votação é aberta a todos, inclusive a você que parece ser associado.
    Resolvam o problema sindicato. Evitem que mais uma vez os associados sejam prejudicados. O dinheiro de 1 dia de serviço de vocês já sai na próxima semana. E o nosso? Até quando vamos esperar?

    ResponderExcluir
  7. Apenas um adendo. Se vocês não tem uma cópia digitalizada da Notificação Recomendatória 002/2010/VHFC, sugiro que a digitalize e coloque no site para todos tomar conhecimento do seu conteúdo. A tecnologia hoje está ai para todos e tenho certeza que vocês tem um scanner ai na sede do sindicato para tal. Aguardo.

    ResponderExcluir
  8. Prezado, Joao Paulo, se de fato vc conhece a proposta apresentada pela empresa algar tecnologia, me diz por favor, uma vez que vc ja tem pleno conhecimento do assunto!

    Pois tenho interesse em participar da assembleia e conhecer as propostas do ACT!

    E como posso ver que o Sr. é merecedor de todo este acordo do ACT, peço a sua coloboração nas minhas duvidas ditas acima.

    Grato

    ResponderExcluir
  9. Concordo plenamente com o João Paulo, a empresa não quer negociar, realmente ela esta preocupada com o "ar", explorar, aproveitar, etc.

    ResponderExcluir
  10. Sr. Anônimo, se você procurar no blog vc vai ver que no mesmo tem a proposta da Algar Tecnologia.
    Vamos dar nomes aos bois ao invés de ficar escondidos atrás de logins anônimos.

    ResponderExcluir
  11. A questão de registrar ou não o ponto de um numero pequeno de pessoas, não pode emperrar um acordo coletivo de um grande numero de pessoas. Porque o sindicato não divulga este numero? Pois se isto acontecer veremos que isto não deve passar de 10% do numero total... Será que isto justifica emperrar o ACT do restante, se tivermos uma assembleia este numero não consegue nem mesmo aprovar ou desaprovar o ACT, pois trata-se da minoria...
    Falta ação por parte do sindicato, pois eles tem ciencia da data do nosso ACT que é no ultimo dia do mes de novembro, pq eles não iniciam esta negociação antes para na data certa o mesmo ja estar fechado??? Tem que deixar pra ultima hora pra prejudicar nos que dependemos de nossa remuneração para pagar as contas...
    Já que estão emperrando nosso ACT, porque não adiam o prazo para o desconto do dia de contribuição sindical obrigatoria... Nada mais justo para justificar o tempo que estamos esperando pelo aumento...

    ResponderExcluir
  12. Boa pedida, vamos todos solicitar ao sindicato que adie a data da contribuição sindical obrigatoria, para a data em que o nosso ACT seja fechado, pois assim minimizamos nosso prejuizo...
    O salario minimo ja foi rejustado, os preços de tudo ja foram rejustados, menos meu salario...

    ResponderExcluir
  13. Caro Humberto, recomendo que você olhe nas publicações anteriores, ou faça uma consulta a CLT para se informar sobre a contribuição ou imposto sindical. Assim entenderá porque a proposta feita por você não tem fundamento!
    Em relação ao seu comentário, sobre a FALTA DE AÇÃO do sindicato, gostaria de lembrar que o sindicato só funciona com a participação dos trabalhadores! Assim, convido você a participar das ações convocadas pela entidade, de forma a conseguirmos melhores condições de trabalho e emprego para todos. Reclamar apenas, não vai resolver!
    Nos boletins que distribuímos na empresa, nas informações publicadas no website e blog do SINTTEL-MG e nas reuniões e conversas realizadas é fácil perceber que o sindicato está ativo e conduzindo a negociação do ACT. Não estamos parados, ou sem ação!
    A última atitude do SINTTEL-MG foi solicitar uma mediação no Ministério Público do Trabalho!
    Como você pode afirmar que o sindicato está sem ação?
    O que você está fazendo, individualmente e coletivamente para contribuir com a negociação do ACT?

    Que fique claro - Quem está "emperrando" a negociação do ACT é a empresa! A assembleia só não foi convocada ainda, pois a empresa informou que não garantiria a proposta apresentada ao sindicato!
    Neste caso, como fazer uma assembleia sem ter o que votar?
    Qual a sua sugestão?
    Em relação a discussão sobre o registro de ponto, é importante lembrar que o SINTTEL-MG recebeu uma Notificação Recomendatória 002/2010/VHFC do Ministério Público do Trabalho - MPT, e irá cumprir com essa recomendação!
    Não se trata do que "eu quero" ou eu "acho", mas sim a simples necessidade de cumprir um recomendação do MPT.

    ResponderExcluir
  14. Jão Paulo, acho interessante esclarecer que:

    1° Se a empresa cortou os benefícios oferecidos no passado, tais como leite e suco, por conta dos impasses surgidos na negociação do ACT, mostra nada mais nada menos, a total falta de respeito com as pessoas que trabalham na empresa. Negociar com ameaças não é caminho! Distorcer a realidade, atribuindo culpa a quem não tem, é algo grave!

    2° Se o comentário feito por você, fosse correto, e coerente com a realidade, daqui a pouco vão começar a dizer que, a FESTA JUNINA, A FESTA DE FINAL DE ANO, também deixaram de existir, ou a gradativa PIORA NO PLANO MÉDICO são responsabilidades do sindicato porque "endurecemos" a negociação do ACT?

    Acreditamos que esse espaço é importante para a discussão de temas ligados a atividade do sindicato, não somente da negociação do ACT. Logo virá a negociação da PLR e outras questões!

    Convidamos a todos a manifestarem suas opiniões, sejam elas favoráveis ou contrárias as ações do SINTTEL-MG mas, façam isso de forma coerente, com disposição de contribuir.
    Criticar pelo simples fato de criticar, não irá ajudar!

    ResponderExcluir
  15. Srs. Depois do leite derramado, não adianta catar pois ele ja esta estragado.
    Quando falo em ação do sindicato, é porque a negociação do ACT não se inicia antes do vencimento do anterior, isto em tempo habil para que as negociações aconteçam, não 10 dias antes do seu vencimento.
    Pode ser que vocês tenham tantas atividades que isto não possa ocorrer...
    Se o sindicato tem o poder para emperrar o fechamento de um ACT que prejudica a grande maioria das pessoas não 10% somente, ele tem que ter o poder de emperrar também o pagamento de sua receita, mas isto mexe no bolso de vocês e isto vocês não vão querer, mas no nosso bolso vocês não estão nem aí...
    Se a questão de registrar ou não ponto já foi pauta de outra assembleia fora de ACT, venhamos e convenhamos, parem de enrolar e vamos fechar este ACT logo e discutir isto posteriormente como foi feito antes pelos senhores mesmo...

    ResponderExcluir
  16. Srs. do Sindicato. Vocês falam, falam, criticam e continuam não agindo. Onde está a cópia digitalizada da Notificação Recomendatória 002/2010/VHFC que solicitei a vocês? Mostrem que estão agindo e coloquem no blog a cópia do documento...

    ResponderExcluir
  17. Eh pessoal, acho que teremos que procurar o ministerio publico para solicitar um mediador para que possamos conversar com o sindicado, este que deveria nos representar e a nossas vontades...
    Ou mesmo procurarmos o ministerio publico para verificar a possibilidade de mudarmos de sindicato, uma vez que este não esta nos representando como devemos ser representados...
    Vamos vazer uma conta basica, so na Algar Tecnologia temos mais ou menos 5.000 funcionarios, vamos colocar a rede de hoje sem o ACT que é de mais ou menos R$500,00, se todos devemos doar um dia de trabalho para o sindicado, então cada um doa em media R$ 16,70 que multiplicado pelos 5.000 da o valor de R$ 83.500,00, isto considerando somente uma media de salario de atendimento...
    Com este dinheiro no bolso eles não vão fazer um pingo de vontade em assinar o nosso ACT e expressar nossa vontade perante a empresa...

    ResponderExcluir
  18. Srs. do Sindicato. Ainda estou aguardando a postagem da cópia digitalizada da Notificação Recomendatória 002/2010/VHFC. Vou cobrá-los diariamente até que atendam a solicitação.

    ResponderExcluir
  19. Sr.: Joao Paulo, logo percebi que vc nao sabe è dana sobre o ACT, pedindo pra mim ler no blog, na verdade voce faz parte è de um senario de enrolacao e conversas fiadas! mostra a sua cara quero ver se de fato vc esta do lado do associado?

    ResponderExcluir
  20. Pode me chamar de Sr.: Joao Paulo 01, tbem assim ambos nao precisamos nos esconder atraz de logs

    ResponderExcluir
  21. Sr. Anônimo, meu nome é João Paulo da Silva, meu ramal é 36147. Meu celular é 9994-1887 e sou Administrador de Banco de Dados da Algar Tecnologia. Ai está minha cara. Kd a sua? Ah, você não tem coragem de se mostrar correto, sr. "Anônimo".


    Ps. "senario" se escreve com "c" e tem acento.

    ResponderExcluir
  22. Sr. Anonimo, caso seja de seu interesse também ou mesmo dos senhores do sindicato, que representa não sei quem...
    Meu nome é Humberto Machado de Alcantara, sou analista de redes e segurança da Algar Tecnologia, caso você queira fazer algum contato, de qualquer ramal da empresa você pode ligar 36178, ou externamente a empresa 3233-6178 ou mesmopelo meu celular (34) 9914-3594.
    Queremos muito conhecer quem é você e quem sabe batermos um papo pessoalmente, pois quem sabe você consegue nos mostrar algo interesante que nos faça defender assim como você este sindicato que representa somente a suas vontades...

    ResponderExcluir
  23. Srs. do Sindicato vocês vão continuar ignorando o pedido da postagem da cópia digitalizada da Notificação Recomendatória 002/2010/VHFC?. Até quando? Isso só mais uma prova do quanto comprometidos vocês estão com a causa.

    ResponderExcluir
  24. A preocupação deles é com a ATENTO, pois em nossa região não tem nem ATENTO e greve lá eles publicam...
    Os interesses de quem eles representam não são os mesmos deles...
    Temos que discubrir o dia em que o sindicato e a empresa iram se reunir como ministerio publico, para possamos montar uma comitiva de pelo menos todas as pessoas do staff para que o ministerio publico também conheça nossa vontade real e que este sindicato esta aí somente para complicar as coisas e deixar de representar nossa vontade...

    ResponderExcluir
  25. Esclarecemos que este BLOG tem como objetivo dar publicidade as ações do SINTTEL-MG e informações que sejam de interesse da categoria. Por isso, informações como a paralisação das atividades da ATENTO foram publicadas no BLOG assim como outras informações!

    ResponderExcluir
  26. A Notificação Recomendatória 002/2010/VHFC é de interesse de todos os associados da Algar Tecnologia. Então é muito válido que se digitalize e coloque o mesmo para apreciação dos associados nesse espaço. Estou aguardando.

    ResponderExcluir
  27. Administrador de Banco de Dados da Algar Tecnologia

    ResponderExcluir
  28. analista de redes e segurança da Algar Tecnologia

    ResponderExcluir
  29. conversa vai, conversa vem e ate agora vc nao me disse sobre o ACT?

    ResponderExcluir
  30. Anônimo, conforme mencionei antes, identifique-se e poderemos conversar a respeito...
    Ou será que você não tem corajem suficiente para mostrar sua cara???
    Ou existe algum oputro motivo que você não pode aparecer???

    ResponderExcluir
  31. ja disse meu nome vc nao leu nao, me chamo Joao paulo, meu meu ramal é 36147, so nao te passo meu celular pq nao tenho! mais me liga quero ter o prazer d conversar sobre o assunto amigo!

    eu nao estou desaparecido nao, estou bem pertinho de vcs, so nao sei como nao conseguem visuailizar isso!
    um abraco

    ResponderExcluir
  32. Ei cidadão, não se passe por outra pessoa... Se não tem coragem de se mostrar não use outras pessoas como bode espiatório. Seja você homem ou mulher, mostra a sua cara. Se você não faz parte da solução, não fique criando problemas. Aproveite o tempo que você fica tentando passar por outra pessoa e vai estudar pra ver se você vira alguém na vida.

    ResponderExcluir
  33. Senhores do sindicato. A Notificação Recomendatória 002/2010/VHFC é de interesse de todos os associados da Algar Tecnologia. Então é muito válido que se digitalize e coloque o mesmo para apreciação dos associados nesse espaço. Estou aguardando. Continuarei a cobrança até que publiquem a mesma.
    Mais um detalhe: Qual é a data que ocorrerá a reunião mediada pelo MPT para resolver o impasse da ACT? Já estamos no fim de março aguardando por uma decisão que deveria ser tomada em dezembro do ano passado.

    ResponderExcluir
  34. Boa tarde Sindicato, eu como minhas colegas de trabalho estamos ansiosas aguardando o ACT, já é fim de março, espero que breve seja informado sobre o dia da assembleia e prefiro acreditar que o atraso seja em busca de melhorias pra gente.Como voces sabem já começaram aquelas reuniões no site pra pressionar a gente a aprovar a proposta da Acs,e quando estiver próximo terão mais ainda, e a gente sabe o quanto ela é sempre ruim pra nós, a gente que já tem mais de 2 anos na empresa conseguimos ver claro o quanto tem piorado as condições a cada ano. Se for possível, mande informações pra mim, eu passo pro pessoal que conheço aqui. email:sarah.ell@hotmail.com

    ResponderExcluir
  35. Não temos definido ainda, a data da assembleia, pois estamos aguardando a audiência de mediação no Ministério Público do Trabalho - MPT, solicitada pelo SINTTEL-MG com objetivo de superar os impasses surgidos na negociação do Acordo Coletivo de Trabalho - ACT. Todas as ações do sindicato visam conquistar melhores garantias de trabalho e emprego para todos os trabalhadores, e claro, isso não é diferente no caso da negociação do ACT.

    IMPORTANTE: Em relação a essas "famosas" reuniões, para pressionar os trabalhadores a aprovarem a proposta da empresa, com uso constante ameaças de corte de benefícios, vamos discutir isso no MPT. Por isso, incentive os colegas a encaminhar e-mail(regionaltriangulo@sinttelmg.org.br) postar comentários aqui no BLOG, ligar no 32362003 ou vir pessoalmente ao SINTTEL-MG(Av. Araguari, 254 - Martins) a denunciarem tais práticas.

    Lembre-se, juntos somos fortes!
    Contra pressão, a arma do trabalhador é a paralisação, como fizeram os trabalhadores da ATENTO em BH.

    ResponderExcluir
  36. Senhores do sindicato, parem de me ignorar. Digitalizem e coloquem aqui no blog a Notificação Recomendatória 002/2010/VHFC.

    Enquanto a data da mediação não sai, os associados continuam prejudicados, e com os salários defasados. E conhecendo bem os órgãos do governo isso vai demorar.. E muito..

    Ah, detalhe: Dia 01 de abril está ai e o desconto do sindicato também. E nem uma simples solicitação vocês não atendem.

    ResponderExcluir
  37. Muito obrigada pela atenção e pelo envio dos emails,hoje mesmo já bati um papo com meus colegas a respeito, estou aguardando qualquer novidade.
    Sarah

    ResponderExcluir
  38. sindicato vergonha, não sabem o que querem... gostam de aparecer, tetando defender uma questões que somente eles estão de acordoto.

    Marquem a assembleia e vamos ver o resultado, sindicato Vergonha.

    ResponderExcluir
  39. o aumento de salario è de R$ 5,00 ou 0,50 para os atendente jr, pois quero ve se darà pra compra um balao e um pirulito no final do mes!

    ResponderExcluir