terça-feira, 29 de março de 2011

NEGOCIAÇÃO DO ACT DA ALGAR TECNOLOGIA


No dia de ontem, 28/03/2011, a empresa divulgou informações sobre a negociação do Acordo Coletivo de Trabalho – ACT, e afirmou que:


A discussão está em torno da continuidade da cláusula que trata do controle de ponto por exceção. Essa modalidade constava no Acordo Coletivo 2009/2010, e o Sindicato decidiu que não poderia mais constar do novo Acordo Coletivo 2011/2012. Essa decisão está baseada na interpretação do Sindicato, de uma recomendação do MPT. Desse modo, o Sindicato entende que o controle de ponto por exceção não pode constar do Acordo Coletivo. Frisamos que existe previsão legal para adoção de controles alternativos de ponto, que consta da Portaria 373 de 28 de fevereiro de 2011, do Ministério do Trabalho e Emprego.”


Diferentemente do que é divulgado pela empresa, não se trata de uma mera interpretação feita pelo SINTTEL-MG, mas sim de acatarmos a orientação do Ministério Público do Trabalho, feita por meio da Notificação Recomendatória 002/2010/VHFC.

Neste documento, o MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO, notificou empresa e sindicato à:

1 – abster-se de incluir em futuros Acordos Coletivos de Trabalho, clausula que contrarie norma pública;

2 – verificar e comunicar se houve restabelecimento do regime previsto no art. 74, § 2°, da CLT por parte da empresa Algar Tecnologia e Consultoria S/A.


Orientamos que, os trabalhadores também façam a consulta e leitura da Portaria 373 de 28/02/2011, pois ela não trata da possibilidade de se omitir o controle da jornada de trabalho, como alegado pela empresa.

A mesma está disponível no link:


E do art. 74, § 2° da CLT, disponível no link:



É importante esclarecer também que, o sindicato apresentou três alternativas para o ponto por exceção, de modo a atender a Notificação Recomendatória 002/2010/VHFC, são elas:

- Adotar horário flexível para os trabalhadores, com a devida marcação de ponto.

- Não incluir no próximo ACT condições específicas para controle e marcação de ponto, ficando estabelecido assim, o que já está previsto na legislação.

- Negociar o ACT, sem incluir a discussão do registro de ponto, que seria feito posteriormente ao fechamento da negociação do ACT. Isso evitaria a demora nas negociações!

No entanto, todas as propostas foram negadas pela empresa, que insiste em atrelar a discussão do ACT com a aceitação do ponto por exceção. Ou seja, a empresa está vinculando a manutenção da clausula que permite o ponto por exceção no próximo ACT, mesmo sabendo que ela contraria a Notificação Recomendatória 002/2010/VHFC, com a validade da proposta econômica apresentada. É por este motivo, que não convocamos a assembléia para apreciação da proposta do ACT feita pela empresa.

O SINTTEL-MG não negocia com pressão da empresa!

Contra pressão da empresa, a arma do trabalhador é a paralisação, como fizeram os trabalhadores da ATENTO em BH.

JUNTOS SOMOS FORTES!



Segue um breve histórico da negociação:

27/04/2010 - Recebemos uma NOTIFICAÇÃO RECOMENDATÓRIA 002/2010/VHFC do MPT recomendando abstermos de incluir nos futuros ACT, a possibilidade de excluir o controle da jornada de trabalho adotando a figura do ponto por exceção.
02/06/2010 - Respondemos a NOTIFICAÇÃO RECOMENDATÓRIA DO MPT – OFIC n°


01/06/2010 informando que concordávamos em suprimir a cláusula do ACT que permitia a possibilidade de excluir o controle da jornada de trabalho adotando a figura do ponto por exceção.

25/10/2010 – Protocolamos a pauta de reivindicações para darmos início à negociação do ACT2010/2011.

03/11/2010 – Realizamos a primeira reunião com a empresa.

12/01/2011 – Realizamos a segunda reunião com a empresa.

19/01/2011 – Realizamos a terceira reunião com a empresa. Na ocasião, a empresa apresentou a proposta financeira para o ACT.

26/01/2011 – Realizamos uma reunião com os trabalhadores no sindicato. Na ocasião, esclarecemos a proposta apresentada pela empresa e discutimos sobre as divergências que existiam em relação ao registro de ponto.

08/02/2011 – Empresa encaminhou e-mail informando que somente manteria a proposta financeira, apresentada ao sindicato na reunião do dia 19/01/2011, caso concordássemos com a inclusão no ACT de cláusula que permitisse o ponto por exceção, mesmo sendo a proposta contraria a uma NOTIFICAÇÃO RECOMENDATÓRIA 002/2010/VHFC do MPT.

22/02/2011 – Encaminhamos a ALGAR TECNOLOGIA o DIREX. 047/2011 informando que não iríamos incluir na negociação do ACT, cláusula que permita o ponto por exceção. No mesmo documento ratificamos a proposta de ponto flexível.

11/03/2011 – Como não houve resposta da empresa, do DIREX. 047/2011, informamos por meio do DIREX. 071/2011 que iríamos solicitar a mediação do MPT com objetivo de dirimir sobre o controverso ponto por exceção.


O SINTTEL-MG está sempre à disposição de todos os trabalhadores. Nosso endereço é Av. Araguari, 254 – Martins.

39 comentários:

  1. IMPORTANTE: Já recebemos denúncias sobre a realização de reuniões pela empresa para pressionar os trabalhadores a aprovarem a proposta apresentada pela empresa, quando for convocada a assembléia pelo SINTTEL-MG. Nas reuniões são feitas constantes ameaças de corte de benefícios, e piora na proposta, caso ela não seja aprovada pelos trabalhadores.
    Por isso, incentivamos que os trabalhadores que passarem por essas reuniões, encaminhe e-mail (regionaltriangulo@sinttelmg.org.br) postem comentários aqui no BLOG, liguem no 32362003 ou venham pessoalmente ao SINTTEL-MG(Av. Araguari, 254 - Martins) para fazerem denuncia dessa prática.

    É um direito do trabalhador, expressar livremente sua opinião na assembléia. Não deixe que tirem esse seu direito!
    Qualquer prática que vise tirar esse seu direito, deve ser denunciada!

    ResponderExcluir
  2. sindicato vergonha, que nem sabe o que quer.

    ResponderExcluir
  3. SindVergonha! ou melhor SemVergonha!

    ResponderExcluir
  4. Bem, o cidadão que posta acima, é quem deveria sentir vergonha de seu comentário. Ou ele não leu a NOTA DE ESCLARECIMENTO, ou é burro mesmo.Já que o SINTTEL esclarece que a empresa esta inviabilizando as negociações e que este “ponto por Exceção” é ilegal. Quem deve saber o que quer não é o Sindicato e sim os trabalhadores desta categoria.

    ResponderExcluir
  5. Essa pessoa que se expressou a cima, deveria obter informações antes de postar esses comentários, o Sinttel fez muito por mim, onde devo muitos agradecimentos,nenhum sindicato seja de qual for a categoria não luta sozinho, e os trabalhadores da área de tele marketing são todos parados no tempo ai quando saem da empresa e vê o rombo da malandragem da empresa ai querem ajuda desses que dizem que não sabem o que quer!

    ResponderExcluir
  6. Vergonha, o problema é colocar anafabeto dentro do sindicato, que não consegue nem analisar as regras. Vai estudar sindicato.... estamos a 5 meses negociando e nada...

    5 meses da pra nascer até uma mula, igual ao sindicato.

    ResponderExcluir
  7. 150,28. Esse é o valor que será descontado do meu salário amanhã. E como o dinheiro já vai entrar na conta deles, pode esquecer ACT. Se eles não fizeram nada até hoje, agora com a bolada que vão receber é que não vão fazer nada mesmo. Que vergonha esse sindicato...

    ResponderExcluir
  8. Esse "anafabeto", é igual a mula do sindicato... não sabe nem escrever, nem ler, muito menos interpretar... quem dera saber negociar... uma proposta...!!!
    A "Contribuição"... é obrigatória... mas trabalhar o sindicato, não é obrigado..!!
    Acorda gente...!!! Vamos Trabalhar sidicado, e vamos resolver isso logo...!!!
    Quero o meu retroativo...!!!

    ResponderExcluir
  9. Vamos iniciar uma Campanhar na porta do Sidicato...!!!

    "Quero meu Retroativo!!!"
    "Quero meu Retroativo!!!"
    "Quero meu Retroativo!!!"
    "Quero meu Retroativo!!!"
    "Quero meu Retroativo!!!"

    Vamos acordar sindicato...!!! a Gente trabalhar 01 dia por ano pra vocês, me ajudem... Trabalhem pelo menos 01 dia por ano pra gente...!!!

    "Quero meu Retroativo!!!"
    "Quero meu Retroativo!!!"
    "Quero meu Retroativo!!!"
    "Quero meu Retroativo!!!"

    ResponderExcluir
  10. Anônimo disse...Se sindicato lutasse por alguma coisa, e preocupasse de verdade, isso ja tinha sido resolvido a muitoooo tempo, bando de incopetentes! 5 meses e nada?

    vai pra pqp!

    ResponderExcluir
  11. esse 'incopetentes' tah igual o sindicato!

    ResponderExcluir
  12. Esse bando de "incopetentes", é igual a "mula" lá do Sindicato...!!!

    "Quero meu Retroativo!!!"
    "Quero meu Retroativo!!!"
    "Quero meu Retroativo!!!"
    "Quero meu Retroativo!!!"

    ResponderExcluir
  13. a, e se os burros nao souberem o que é pqp, procurem o google!

    ResponderExcluir
  14. Dificil não é trabalhar um dia pelo sindicato, dificil e trabalhar uma vida inteira sendo explorado. Tendo que sair de férias antes de ter o reajuste de "mérito", para as férias serem pagas com o salário antigo, visão voltada para o negócio ou para os talentos humanos?

    Acorda, galera ! veja quem ta reclamando, é muito fácil colocar o nome quando o discurso confere com a da ATC.

    ResponderExcluir
  15. Então coloca seu nome ai pra gente ver quem é você!!!

    ResponderExcluir
  16. Não quero saber o nome de ninguém...!!!

    "Quero meu Retroativo!!!"
    "Quero meu Retroativo!!!"
    "Quero meu Retroativo!!!"
    "Quero meu Retroativo!!!"

    ResponderExcluir
  17. Eu também não quero saber o nome de ninguém...!!!

    "Quero meu Retroativo!!!"
    "Quero meu Retroativo!!!"
    "Quero meu Retroativo!!!"
    "Quero meu Retroativo!!!"

    Vai sindicato, sai do armário!!!

    ResponderExcluir
  18. Ta triste a "coisa"!!! Mas:


    "Quero meu Retroativo!!!"
    "Quero meu Retroativo!!!"
    "Quero meu Retroativo!!!"
    "Quero meu Retroativo!!!"

    ResponderExcluir
  19. E ai...!!!???? Alguma informação do Sindicato?
    Ou não tem ninguém trabalhando no Sindicato???
    Do que adianta, ter um Blog para comunicar com as pessoas, mas se o próprio Sindicato, não acessa o próprio Blog e não apresenta as suas opiniões...

    Me ajuda Sindicato... Vê se trabalha pelo menos 01 dia, nesse ano...!!!
    Fecha logo essa proposta, deixa de ser amarrado e cabela pequena... existem pessoas que trabalham... Sigam esse exemplo... e trabalhem... façam alguma coisa...
    Afinal de contas, eu "tô pagando"...!!! Pagando os custos do Sindicato com um dia do meu trabalho e o salario dos "Sindicalizados" a empresa é quem está pagando...!!!

    Gente me ajudem...

    Vamos agitar essa campanha...
    Vamos nos mobilizar... e vamos para a porta do Sindicato!!!

    "Quero meu Retroativo!!!"
    "Quero meu Retroativo!!!"
    "Quero meu Retroativo!!!"
    "Quero meu Retroativo!!!"

    ResponderExcluir
  20. Tambem Quero meu Retroativo!!!"

    Vamos sindicado queremos votação para resolver a situação.

    Tá difícil entender ou vamos ter que desenhar.

    ResponderExcluir
  21. Ehhh gente... Vamos fazer o seguinte, vamos seguir as orientações do Sindicado...

    "O SINTTEL-MG não negocia com pressão da empresa!

    Contra pressão da empresa, a arma do trabalhador é a paralisação, como fizeram os trabalhadores da ATENTO em BH.

    JUNTOS SOMOS FORTES!"

    JUNTOS SOMOES FORTES!
    Contra a incompentencia do Sindicato, a arma do trabalhador é a mobilização, como fizeram os trabalhadores da ATENTO em BH, vamos para a porta do Sindicato, exigir uma posição.

    A empresa não está fazendo nenhuma pressão... pelo contrário, o sindicato é quem não sabe, ler, escrever, interpretar e tem a memória curta... do tamanho de um amendoim...

    No ano passado, fomos ao Sindicato, votar pelo ponto flexivel para o Staff... Foi votado, conforme o estatuto que rege o sindicato...
    Então...??? e os trabalhadores como ficam...!!???

    Quem trabalha com o reajuste baseado no salário minimo, já recebeu o seu... e eu também quero o meu...!!!
    Me ajuda Sindicato, Ruim de Serviço...!!!

    Concordo com o outro Anonimo ai de cima...

    Vamos agitar essa campanha...
    Vamos nos mobilizar... e vamos para a porta do Sindicato!!!

    "Quero meu Retroativo!!!"
    "Quero meu Retroativo!!!"
    "Quero meu Retroativo!!!"
    "Quero meu Retroativo!!!"

    Vamos lá galera...!!! Vamos para a porta do Sidicato, com carro de Som, Faixas e tudo mais que os sindicatos sabem fazer... vamos nos mobilizar, e ir em busca dos nossos direitos...
    Se o Sindicado é o nosso representante... ele não está apresentando e nem representando ninguém... e ainda temos que bancar esse bando de gente que não faz nada... !!!


    "Quero meu Retroativo!!!"
    "Quero meu Retroativo!!!"
    "Quero meu Retroativo!!!"
    "Quero meu Retroativo!!!"

    ResponderExcluir
  22. LIBERAAAAAAAAAAA O MEU RETROATIVO!

    ResponderExcluir
  23. Eu trabalho na empresa a quase 10 anos e sei muito bem que o SINDICATO é uma cambada de LADROES que so sabem sugar.
    Porque nao se mobilizem e montem uma paralizacao porque talvez assim a ALGAR pense duas vezes antes de ROUBAR os pobres.
    PS: Onde trabalho eu ganho uma salario fixo de quase 2 salarios onde esta defasado a muitos anos. porque estas negocioacoes nunca ajudam os que precisam.
    PS1: Trabalho na area de HELPDESK.

    ResponderExcluir
  24. O SINDICATO SE DIZ A FAVOR DO TRABALHADOR, MAS GOSTARIA DE RELEMBRAR AQUI QUE MUITOS COMO EU AO IREM AO SINDICATO PARA AS VOTAÇÕES EM SUA SEDE, O QUE PRESENCIAMOS É UMA ENORME FALTA DE RESPEITO. NUNCA INICIAM A VOTAÇÃO NO HORÁRIO, TRATAM AS PESSOAS COM FALTA DE EDUCAÇÃO, ETC. ACHO Q ATÉ UM CAVALO TRATARIA AS PESSOAS MELHOR QUE ESSE SINDICATO.
    UMA SUGESTÃO: EU SÓ VOLTO NESTE SINDICATO PARA FAZER QUALQUER TIPO DE VOTAÇÃO SE FOR PARA VOTAR A FAVOR DA SUBSTITUIÇÃO DA PRESIDÊNCIA E O RESTO DOS COLABORADORES DESTE SINDICATO.

    ResponderExcluir
  25. Em resposta aos comentários feitos acima, a cerca do atendimento prestado pelo sindicato, é importante esclarecer que:

    1º - Se você estiver se referindo as Assembleias realizadas na sede do sindicato, elas obedecem ao horário de convocação previsto no EDITAL publicado. No edital você sempre verá a escrito a seguinte frase: “NA FALTA DE QUORUM MÍNIMO, ESTABELECIDO PELO ESTATUTO SOCIAL EM SEGUNDA CONVOCAÇÃO TRINTA MINUTOS DEPOIS, COM QUALQUER NÚMERO DE TRABALHADORES.” Isso pode acabar gerando confusão em relação ao horário de início da assembléia, pois sempre é necessário aguardar 30 minutos, pois existe falta de quorum para início da assembleia.

    2º - Em relação ao tratamento desrespeitoso que você afirma ter recebido no sindicato, afirmamos que esse tipo de atitude não é pratica desta entidade, e convidamos você, caso isso se repita, a expor isso publicamente, no momento do fato, de forma que possamos corrigir eventuais falhas.

    3º - De três em três anos, existe eleições para a direção do sindicato. Esperamos que você possa colaborar nas próximas eleições votando e também colocando seu nome para ser votado.

    Lembramos que, reclamar anonimamente não irá contribuir para mudanças! Se você realmente deseja mudanças, tome atitudes que contribua de forma efetiva para essas mudanças. Agradecemos que, mesmo afirmando que não reconhece como positivas, as ações do SINTTEL-MG, você esteja utilizando esse espaço para fazer esse registro!
    Nosso objetivo, com esse espaço, é estimular o debate! Aceitamos e incentivamos que os trabalhadores apresentem suas críticas, mas lembrem-se, criticar por criticar, reclamar por reclamar pouco irá contribuir para mudanças. É necessário sair da área de conforto!

    Aproveitamos para divulgar informação publicada no site ALGAR TECNOLOGIA EM NOTÍCIA - LINK: http://www.algartecnologiaemnoticia.com.br/noticias.php?noticia=273
    "A Algar Tecnologia tem muito o que comemorar pelas conquistas em 2010. A empresa encerrou o ano com uma receita líquida de R$ 338 milhões, um crescimento de 24% em relação a 2009, e um EBTIDA de R$ 43 milhões, crescimento de 26% em relação a 2009. De 2008 a 2010, a Algar Tecnologia aumentou 51% em receita líquida e 58% em EBITDA"

    E o salário dos trabalhadores? Cresceu neste mesmo ritmo?
    Um dos comentários afirma que os salários estão defasados!

    ResponderExcluir
  26. Em resposta ao comentário do SINDICATO (acima).

    1º Me Refiro Ao Horário De Inicio De Votação Divulgado Por Vcs.

    2º o tratamento desrespeitoso tanto não é pratica de vcs q mesmo após várias reclamações de associados, incluindo a minha, vcs ainda continuam praticando este com os trabalhadores.

    3º com certeza irei contribuir com meu voto para q uma nova direção estabeleça e contribua verdadeiramente com os trabalhadores. Mas colocar meu nome no meio de politicagem, me desculpe mas a educação q meus pais me deram não incluiu saber mentir...

    4º Se as empresas tivessem q saber o nome de todos os seus consumidores para se preocuparem em fazer a diferença será q sobreviveriam no mercado? Infelizmente a ignorância as vezes faz com que as pessoas se defendam do que não tem explicação, mas tudo bem vindo da “SINTEL-MG”. Sair da área de conforto? Parece brincadeira...

    Os resultados da Algar Tecnologia divulgados no link informado, foram divulgados internamente. Eu quero que me mostrem os resultados positivos a favor de todos - não de uma parcela – associados obtidos pelo SINDICATO. Eu disse resultados positivos, não o que vcs apresentaram nos últimos 10 anos.

    Obrigado pelo espaço.

    ResponderExcluir
  27. aí brother, tô com vc e não abro mão! O Sindicato tá parecendo berçário, colocam meninos para fazer o serviço de gente grande. Dá nisso...

    ResponderExcluir
  28. tenho 6 meses de empresa, achei que tínhamos um sindicato mais organizado, mas pelo jeito o q falam não é mentira. Vcs podiam se organizarem melhor para trzer benefícios para os trabalhadores. Eu pelo -, preciso muito e gosto de trabalhar nesta empresa, mas gostaria q fizessem algo para melhorar. Obrigada.

    ResponderExcluir
  29. Amigo, seismeziano, nenhuma organização organiza ninguem, as pessoas se organizam e formam as organizações, então organize-se...

    ResponderExcluir
  30. Blz... a Empresa divulgou os seus resultados, ganhos e lucros, OK... ela fez a parte dela, investiu, cresceu, e estão ai os seus resultados...
    E o sindicato? o que fez? Investiu em algo? Quais são os serviços que o sindicato oferece a sociedade? Quais foram os resultados obtidos pelo Sindicato? Qual foi o montante que receberam pela "Lei do Sindicato - Contribuição Obrigatória"? Quanto foi a somatória do sindicato? Cadê a prestação de contas?

    A empresa investiu, treinou os associados, investiu em melhorias de processos, investiu em uma série de questões, cresceu e etc, e o salário?
    É e o salário? Quem deveria ajudar na negociação, alias, apresentar propostas para melhoria do salário, alias, só do salário não dos benefícios, do ambiente de trabalho como um todo não deveria ser o SINDICATO?
    Afinal, quem representa o interesse dos Associados, ops... Trabalhadores???

    Então Sindicato, até hoje, só conhecemos a proposta apresentada pela empresa, não vi e pelo que consultei aos "Companheiros Trabalhadores", eles também não sabem qual foi a proposta do sindicato...
    Pelo que li, as pessoas não estão reclamando por reclamar, estão querendo saber o que o SINDICATO tem feito pelo trabalhadores (ou como queiram chamar)...

    O que o SINDICATO tem feito? além de emperrar a aceitação ou não da proposta da empresa? não recebi nenhuma convocação para votação da proposta da empresa, não vi nenhuma informação sobre contra-proposta do sindicato...

    Me ajuda SINDICATO...

    "Quero meu Retroativo!!!"
    "Quero meu Retroativo!!!"
    "Quero meu Retroativo!!!"
    "Quero meu Retroativo!!!"

    ResponderExcluir
  31. Me permitam eslarecer alguns pontos:
    Desenrolem essa negociação, coloquem a ACT em assembléia, convoquem os associados, os trabalhadores, e quem mais de interesse for e vamos para a votação...

    E quero esclarecer mais:

    1º "Quero meu Retroativo!!!"
    2º "Quero meu Retroativo!!!"
    3º "Quero meu Retroativo!!!"
    4º "Quero meu Retroativo!!!"
    5º "Quero meu Retroativo!!!"

    Me ajuda sindicato... deixa de ser cabeça pequena...

    "Quero meu Retroativo!!!"
    "Quero meu Retroativo!!!"
    "Quero meu Retroativo!!!"
    "Quero meu Retroativo!!!"

    ResponderExcluir
  32. Queria postar um video aqui também, da ausência de massa cinzenta de alguns colegas.

    ...a Empresa divulgou os seus resultados, ganhos e lucros, OK... ela fez a parte dela, investiu, cresceu, e estão ai os seus resultados...

    Eu também fiz minha parte !!!!, investi o meu tempo, me estagnei, passei momentos tensos, atendi "criente" mal educado etc.... e OS MEUS RESULTADOS, 5.00

    Realmente quero meu IRRETROATIVO.

    Alienado!

    ResponderExcluir
  33. A pessoa que posta como ANONIMA e ataca o sinttel, tem apenas um argumento: “Quero meu retroativo” e pede que o Sindicato o “Ajude” chamando uma assembléia que estaria aprovando algo ILEGAL, como o Ponto por Exceção. Quem diz que o “Ponto por Exceção” é ilegal, é o Ministério Publico do Trabalho e não o Sindicato, será que o Promotor também não estudou? O Anônimo em questão, deveria postar colocando o nome, já que puxando o saco da empresa, como ele puxa, ele não vai receber represália nenhuma. E chamo a atenção dos Atendentes, como eu , que o Anônimo postou mais acima que sua contribuição sindical (um dia de salário por ano) foi de R$150,00, então ele ganha por mês apenas R$ 4500,00. E você Atendente, que ganha um salário mínimo, esta satisfeito com seu salário? Eu li no Boletim que a empresa quer dar R$5,00 acima do salário mínimo e aumentar o Ticket em R$6,00, isso sim é uma vergonha, este aumento cobre o aumento da Gasolina, do leite, etc? Eu prefiro esperar um ano para aprovar o ACT e ter um aumento de verdade. É lógico, o Anônimo que ganha 4500,00 esta satisfeito com o salário e fica aí lambendo as botas do Patrão.

    ResponderExcluir
  34. É uma pena...
    O Promotor, deve ter estudado, e muito espero... eu estudei, e ralei muito... e até hoje eu ralo bastante... trabalhando dia e noite as vezes... tudo isso para que os "Atendentes" quando chegem para trabalhar tudo esteja funcionando...
    Foram várias noites, madrugadas e finais de semana, estudando, ralando, sem poder ir a festas, ou melhor, enquanto os meus amigos estavam bêbados, eu estava sóbrio estudando e buscando uma melhor condição de vida pra mim, correndo pra cima e para baixo, buscando estudar me especializar... isso tudo para quê? "Lamber as botas do Patrão?"
    Com certeza não...
    Mas para chegar onde cheguei tive que estudar, me aprimorar, investir em cursos e não só esperar da empresa...
    Acredito muito numa frase que diz, "É melhor estar PREPARADO e não ter uma OPORTUNIDADE do que ter uma OPORTUNIDADE e NÃO ESTAR PREPARADO para aproveitá-la!"
    Se o colega teve 150 descontado referente a um dia de trabalho do seu salaário, isso é um mérito dele, pois investiu tempo na sua carreira, e cresceu, evoluiu, ou seja, ao invés de ficar reclamando ou falando mau do "Patrão", se esforçou a mais do que outras pessoas, se destacou, correu atrás, com certeza, teve que deixar a família nos momento de descanço, deixar de descançar, não ir a festas e baladas para poder estudar isso tudo porque queria crescer e melhorar a sua condição.
    Não estou dizendo que as pessoas não estão se esforçando, ou correndo atrás...
    Estou dizendo que tem pessoas que se esforçam mais, e fazem por onde merecer...

    Se você quer realmente um aumento de salário de verdade, não espere um reajuste por conta de uma ACT. Promova-se.
    Cresça junto com a empresa, várias OPORTUNIDADES, surgem todos os dias, cabe a você estar PREPARADO, para abraçar um novo desafio, sair da zona de conforto, deixar de reclamar e fazer alguma coisa para mudar a sua realidade.

    Não falo só em fazer uma faculdade, investir rios de dinheiro...
    Existem coisas simples, que você pode fazer no seu dia-a-dia, e melhorar cada vez mais, crescer pessoalmente e profissionalmente, se destacar e mudar de cargo, assim você realmente vai estar buscando um aumento de verdade... e não esperando uma discussão em torno de um reajuste, pense, não sera bom se você conseguisse dobrar o seu salário?
    Pense se você fosse promovido a supervisor? o seu salário não aumentaria? Mas se não tiver habilidade para ser um gestor de pessoas (Supervisor), pode ser promovido ou aprovado em um processo seletivo para uma outra função na empresa.
    Essa é uma das vantagens de se trabalhar em uma empresa grande, pois existem várias possibilidades e várias oportunidades surgindo buscando sempre as pessoas certas para ocupar essas vagas e esses cargos.

    Pense, em você crescendo, melhoraando o seu salário, evoluindo junto com a empresa? Não seria bom?
    Agora pense, você como atendente pelo resto da sua vida? Dando carona ano após ano, aos novatos que chegarem, e quantos desses novatos vão crescer e vão mudar de área, aumentar o seu próprio salário, e você se continuar apenas reclamando, onde estará?
    Possivelmente vai se cansar, e vai sair da empresa, depois de um tempo, vendo que o mercado não está facil para quem não tem qualificação profissional, vai acabar voltando...

    E é nesse sentido, na qualificação que o sindicato poderia ajuda, tendo na sua sede, cursos, palestras e ações que ajudassem os associados, a crescer, melhorar e evoluir, ou seja, se o sindicato oferecesse algo aos "Trabalhadores", e estivesse mais próximo da realidade, possivelmente não estaria sendo questionado como está sendo em seu próprio BLOG.

    Sindicato, isso é uma pena...

    Me ajuda sindicato...

    "Quero meu Retroativo!!!"
    "Quero meu Retroativo!!!"
    "Quero meu Retroativo!!!"
    "Quero meu Retroativo!!!"

    ResponderExcluir
  35. Porra meu... esse cara resumiu tudo. Fecha as portas deste sindicato, pois se compararmos com sindicatos de outras categorias ele não faz nada para nós. Muitos sindicatos oferecem convênios, cursos gratuitos, etc, e este SINTEL? Sabe o q ele faz, não? Espera o ano seguinte para embolsar mais dinheiro do trabalhador, afinal é lei. Ou se cala, ou toma atitude e questiona o Sindicato. Aliás, vamos denunciar este sindicato aos orgãos competentes, o q acham?

    ResponderExcluir
  36. O sindicato questiona sobre os que postam como anonimo, mas eles mesmos fazem isso para atacar a empresa. Tenho um amigo q trabalha com vcs e me contou tudo...

    ResponderExcluir
  37. Galera de TI, VAMOS PARA O MERCADO, POIS O PRÊMIO Q IRÃO PAGAR ESTE ANO É BRINCADEIRA!!!! OPS, É VERGONHA DIANTE DOS "LUCROS DEMONSTRADOS". EM 2011, TCHAU PRA VCS ALGAR. FUI!

    ResponderExcluir
  38. Vai com Deus...!!!
    E vê se não volta tão cedo...!!!
    Se não está satisfeito com "PRÊMIO Q IRÃO PAGAR ESTE ANO É BRINCADEIRA!!!", vai brincar em outro lugar...
    Boa sorte pra você...!!!

    Ahhh e não se esqueça de contar com esse Sindicato... lembre-se onde quer que você vá... o sindicato estará por perto para atrapalhar...!!!

    ResponderExcluir