terça-feira, 12 de junho de 2012

O sindicato, faz o quê?

Não se engane com o discurso de associado!

Quando um profissional questiona a atuação do sindicato da sua categoria, ele deve, em primeiro lugar, avaliar a sua participação. Você discute com o sindicato atitudes da chefia que considera incoerente ou denuncia as irregularidades cometidas pela empresa?
Você reflete sobre seus direitos e a valorização do seu trabalho?
Você participa das assembleias convocadas?
Você conhece a história do seu sindicato?
Você é sindicalizado?

O sindicato é uma organização que só funciona com a participação do trabalhador. E para que ele funcione, é necessário que os trabalhadores se deparem com o seguinte questionamento: o que eu fiz até agora para mudar as relações tão desiguais que existem na minha empresa?
Nunca é tarde para começar.

Lembre-se que, em nossa sociedade, os AUSENTES NUNCA TÊM E NEM TERÃO RAZÃO. Na vida coletiva, na vida em sociedade, se você se recusa a decidir algo, fique tranquilo ALGUEM VAI DECIDIR POR VOCÊ, seja na sua rua, na sua escola, no seu condomínio, na sua igreja e no seu Sindicato, os ausentes nunca terão razão.

Tenha claro a sua condição de TRABALHADOR que não deve ser confundida com a de ASSOCIADO, ACIONISTA ou de PROPRIETÁRIO DA EMPRESA na qual trabalha, não abra mão de sua condição enquanto profissional que faz parte, querendo ou não, de uma categoria profissional com a qual compartilha diversos interesses, e assume para si próprio a figura do operário padrão, e alienado de sua condição enquanto membro desta categoria torna-se assim o colaborador ideal na visão da empresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário