terça-feira, 16 de março de 2010

SINTTEL/MG ALERTA


Em virtude das constantes reclamações que chegam ao conhecimento do Sinttel/MG, ALERTAMOS TODOS OS TRABALHADORES QUE:


PEDIDO DE DEMISSÃO

Nos pedidos de demissão, o trabalhador tem a opção de cumprir ou não o aviso prévio legal. Quando o trabalhador optar pela saída imediata, ou seja, sem o cumprimento do aviso prévio legal, tal atitude implica no pagamento de indenização por parte do trabalhador à empresa, correspondente ao valor do seu salário.


ENTREGA DE CONTRA CHEQUE

Todo trabalhador deve receber seu contra cheque mensal, conferir os vencimentos (salário, comissões, horas extras, adicional noturno, etc.,) bem como os descontos (faltas, plano médico, ticket, vale transporte, etc.,), e caso tenha alguma dúvida, registrar reclamação junto ao setor de recursos humanos (RH) da empresa. E você, tem conferido o seu contra cheque?


PROTOCOLO DE ATESTADO MÉDICO

Sempre que existir a necessidade de apresentar atestado médico a empresa, exija o fornecimento de protocolo. É importante que o trabalhador guarde o protocolo de entrega do atestado, para evitar que ocorra cobranças indevidas de faltas. É também importante que o trabalhador tire xerox de todos atestados médicos entregues a empresa.

IMPORTANTE: Para os trabalhadores da Algar Tecnologia o protocolo do atestado médico deve ser feito no verso da cópia do atestado médico, conforme previsto no ACT.


REGISTRO DE PONTO

Trabalhador deve exigir que suas horas trabalhadas sejam efetivamente registradas por meio do controle de ponto. O registro deve ser feito também para as HORAS EXTRAS.

IMPORTANTE: Conforme PORTARIA Nº 1.510, DE 21 DE AGOSTO DE 2009 do MTE o Sistema de Registro Eletrônico de Ponto - SREP deve registrar fielmente as marcações efetuadas, não sendo permitida qualquer ação que desvirtue os fins legais a que se destina.


ACIDENTE DE TRABALHO E DOENÇA OCUPACIONAL

Ao trabalhador que sofrer um acidente do trabalho ou apresentar doença ocupacional (doença do trabalho) é obrigatório a emissão da Comunicação de Acidente de Trabalho - CAT por parte do empregador.
A Lei nº 8.213/91 determina no seu artigo 22 que todo acidente do trabalho ou doença profissional deverá ser comunicado pela empresa ao INSS, sob pena de multa em caso de omissão.

Legislação específica:
PORTARIA Nº 5.051, de 26 de fevereiro de 1.999


______________________________________

Caso exista qualquer dúvida, não deixe de procurar o Sinttel/MG, estamos a disposição de todos os trabalhadores na Av. Araguari, 254 – Martins, telefone 034 32362003 ou pelo nosso e-mail: regionaltriangulo@sinttelmg.org.br



Filie-se ao sindicato o quanto antes e ajude a torná-lo forte na defesa dos seus direitos!

3 comentários:

  1. Para os trabalhadores da Algar Tecnologia o protocolo do atestado médico deve ser feito no verso da cópia do atestado médico, conforme previsto no ACT.
    Não adianta nada o protocolo no verso, se o mesmo sumir dentro da empresa, a unica garantia é vc ter uma cópia, e mesmo assim tenho as minhas duvidas..., caso por conveniencia a empresa não confirmar sua entrega sera a palavra do associado contra da empresa, e ai como fica?????

    ResponderExcluir
  2. por favor nos ajude no televendas martins todas devoluçãoes eles querem da suspensão de 3 dias para os vendedores,so que ai fica triste as vezes vendemos 150,00 mil no mes e por causa de uma devolução de 10,00 eles querem nos punir...estão tratando a gente como escravos so podemos dar lucro,lucro a empresa e nem 1,00 de prejuizo(mesmo por que eles resgatam as devoluçãoes vendendo novamente e não tem e prejuizo nenhum, final das contas nos vendedores temos que assinar um onus de prejuizo a empresa em um valor que eles jamais perderam,depois da assembleia com o sindicato a questão do faturado ja melhorou eles provando que estava errado faturou ate o ultimo centavo vendido nesse mês de julho dia 30/06,agora pedimos socooroooo mesmo qnto os devoluções por que a pressão psicologica que eles passam pra gente dizendo que a segunda vez e demissão e um terror...eles negam de nos fornecer segunda via da suspensão e alem de tudo himilha os vendedores dando a folha p/ assinar em frente toda equipe,e muita humilhação,,,,,,,,socorro por favos nos ajudem pois precisamos trabalhar,,,,mais queremos trabalhar com dignidade sem nenhuma humilhação.....justiça...

    ResponderExcluir
  3. apoiado soccorro mesmo televendas martins esta triste mesmo,eles criam as regras da noite p/ o dia e acha que pode ir dando suspensão p/ todos vendedores,aquilo ali e so faixada......o seu alair tem rz de esta rico como esta explorando as pessoas e muito facil enricar.

    ResponderExcluir