domingo, 5 de maio de 2013

TRABALHADORES LOTAM AUDIÊNCIA EM JF

O plenário da Câmara Municipal de Juiz de Fora “ficou pequeno” para os operadores de telemarketing que lotaram a audiência pública sobre más condições de trabalho nas empresas de call Center da cidade. A audiência foi solicitada pelo Sinttel-MG e ocorreu nessa quinta-feira, 2 de maio.


 Com discursos acalorados os trabalhadores denunciaram a rotina de pressão psicológica, de assédio moral, além dos baixos salários. Representando o Sinttel-MG na mesa, o secretário geral do Sindicato e também vereador em Betim, Tiago Santana falou sobre a importância do envolvimento do governo e legislativo para solução do problema vivido pela categoria. "Não queremos transferir responsabilidades para a Câmara, mas mostrar o que acontece para que, no futuro, quando houver projetos de isenção de impostos para novas empresas, saibam mais sobre os empregos”, ressaltou, Tiago Santana.
Conforme pontuou o vereador Roberto Cupolilo (Betão - PT), o relato dos trabalhadores de Juiz de Fora é semelhante ao que se vê no país. "Vamos apurar estas denúncias e pedir à Prefeitura e ao Estado informações sobre a contrapartida destas empresas para o município." A vereadora Ana Rossignoli (PDT) levantou a questão salarial. "Quem procura empregos em call center são os jovens, que querem crescer, mas acabam encontrando condições precárias e abusos." Os vereadores vão enviar representação ao Ministério Público do Trabalho para que as denúncias sejam verificadas.
O superintendente da AlmaViva, Marcelo Machado, tentou explicar, em vão, os motivos da denúncia e foi advertido pelos vereadores sobre as consequências em caso de punição aos trabalhadores que discursaram ou manifestaram sua indignação diante das condições precárias de emprego oferecidas pela empresa. Representantes da Brasil Center e da Cercred foram convidados, mas não compareceram.
Ao final da audiência, os trabalhadores ainda realizaram uma assembleia na porta da Câmara para definir os rumos da Campanha Salarial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário